
MONSENHOR CARLOS GABRIEL, OFM
MINISTRO GERAL
DE TODA A ORDEM DOS FRADES MENORES
E HUMILDE SERVO NO SENHOR
—————————
Prot. N. 012/2024
Roma, 07 de junho de 2024.
Aos veneráveis irmãos franciscanos, e a todos
que esta lerem, saudação e benção no Senhor Jesus.
A ousada decisão de proclamar a boa-nova do Evangelho se configura como uma missão árdua e desafiadora. Cristo Jesus, contudo, deposita em seus filhos a grandiosa tarefa de anunciá-lo para a salvação das almas, mesmo diante das adversidades que se apresentarão ao longo da jornada. "Eis que vos envio como ovelhas em meio a lobos. Portanto, sede astutos como serpentes e inocentes como pombas" (Mt 10, 16).
Ademais, a dinâmica eclesial da comunidade em que nos encontramos exige de nós uma entrega especial, sobretudo em relação àqueles que ainda não tiveram a oportunidade de experimentar o amor do Senhor. O dinamismo impulsionado pelo Espírito Santo anseia, neste momento, que nós, filhos da santa pobreza e missionários por amor, avancemos para águas mais profundas.
Posto isto em consideração, o compromisso com a evangelização deve ser o fator primordial e, antes tudo, o motor para a nossa relação pessoal com aquele que nos chamou por primeiro, isto é, Cristo Jesus. Assim como Francisco, que não apegou-se as pessoas, lugares, privilégios, mas seguindo o evangelho de modo autêntico despojou-se de tudo, também nós desejamos seguir seu exemplo de vida. Com isso, fazemos saber a toda a comunidade franciscana, presente no Rio de Janeiro, o seguinte:
1. Frei Zaqueu Freitas, OFM;
• Guardião do Convento de Santo Antônio, Rio de Janeiro;
2. Frei André Lenisio, OFM;
• Vigário do Convento de Santo Antônio, Rio de Janeiro;
3. Voc. Francisco nykaell da Silva Paiva.
• Vocacionado.
Por fim, rogamos a Santo Antônio, patrono desta casa tão querida por nós, que ele se digne cuidar e guardar os senhores, instigando-os a anunciarem o Cristo Ressuscitado.
Com o coração feliz e transbordando de alegria,
