Anuário Franciscano


                                      



O anuário da nossa Ordem reúne o nome de todos os reverendíssimos ministros gerais, que já assumiram outrora o nobre trabalho benevolente de suceder o nosso Pai Francisco na condução dos frades menores. Esta linha de sucessão foi finalmente elaborada no santo ano de MMXX, tendo sido consultados todos os documentos possíveis que remontam a história de nossa Ordem no Minecraft, e também tendo sido ouvidas várias testemunhas.

Apesar de sabermos que não estão reunidas todas as informações a respeito de nossa história aqui, mas apenas alguns nomes, ou o que gostaríamos de chamar de "capítulos do que foi a nossa história", nós devemos elevar com honra no pórtico de nossa Ordem os nomes que aqui nesta lista estiverem consagrados, pois o trabalho de um ministro é conduzir o seu rebanho, tal como fez São Francisco com os primeiros frades, e este trabalho por vezes pode ser desafiador. Assim sendo, segue abaixo a listagem dos ministros gerais que já ocuparam a humilde cátedra de São Francisco.


ANUÁRIO DOS SUCESSORES DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS

2021

1. Dom Frei Rikelme Card. Winchester, OFM

2. Frei Francysco José Florindo, OFM

2023

Frei Lucas Dias, OFM, destaca-se entre os irmãos menores por ter dado início ao longo processo de reabertura da Ordem dos Frades Menores. Infelizmente, em virtude da inexperiência do confrade, pouco se atentou para a datação dos processos. Contudo, acredita-se que o reinício tenha ocorrido no início, mais concretamente, no início do mês de dezembro. No entanto, desde novembro do mesmo ano, os planejamentos já delineavam o futuro desta fraternidade.

Durante seu governo, destaca-se, também, a edificação do primeiro convento, que foi concluído no dia 12 de dezembro de 2023, escolhido para ser a sede da fraternidade. Foi dedicado a São Francisco de Assis, sendo anexo ao Santuário São Francisco de Assis e à Capela São Frei Galvão, todos pertencentes à Arquidiocese de Santa Cruz, sui iuris.

Seu governo também marca a primeira cerimônia de tomada de hábito. A celebração foi presidida pelo então bispo diocesano da Diocese de Overland-Monte Carlo, Dom João Carlos Bulcão. Desse modo, no dia 29 de dezembro de 2023, os senhores Lucas Dias, Carlos Gabriel Salvador e Fernando Sousa realizaram sua primeira profissão.

Nesse contexto de constantes iniciativas, contrastaram-se os perceptíveis e graves erros à luz do Direito Canônico, como, a título de exemplo, a ignorância de organismos como a Cúria, seminários e casas de formação, a estruturação das etapas do itinerário vocacional, bem como um considerável despreparo do Sr. Lucas Dias e de seus colegas para administrarem o início de uma fraternidade que já deveria abarcar as proporções equivalentes de uma instituição.

Foi então que, por razões desconhecidas até o presente momento, o Fr. Lucas Dias, até então moderador geral da fraternidade, decidiu abandonar a comunidade franciscana menor, seguindo adiante nos trabalhos de sacerdote diocesano na Arquidiocese de Santa Cruz. Quanto à data, estima-se que o fato tenha ocorrido no início do mês de janeiro de 2024. Estima-se que seu governo tenha chegado a durar 1 mês.

2023 - 2024

4.  Frei Carlos Gabriel Salvador Ferretti Pavan, OFM

Seguindo o curso natural da história, para presidir a fraternidade dos irmãos menores, na "Carta de Despedida" de seu antecessor, entre as letras, o Fr. Lucas Dias, OFM, nomeava o Fr. Carlos Gabriel Salvador, até então moderador da fraternidade de Overland-Monte Carlo, como novo moderador geral da fraternidade franciscana. Tendo seu primeiro discurso regristrado no dia 21 de janeiro de 2024, quando assumiu seu novo encargo.

Seu governo destaca-se pelo considerável feito do Blogger da fraternidade, sendo responsável por resguardar as informações que perduram desde seu tempo enquanto moderador. Destaca-se também pela transferência da sede geral, que até então era na Arquidiocese de Santa Cruz, para a Diocese de Overland-Monte Carlo, com decreto datado do dia 25 de janeiro de 2024.

O início do governo de Fr. Carlos Gabriel é então marcado por aprimoramentos na estrutura básica da fraternidade. E, com a chegada de novos candidatos à Vida Consagrada, permitiu-se que a fraternidade tivesse maiores condições e oportunidades de avanços. Dentre os novos irmãos que marcaram este período destacam-se as figuras dos sacerdotes Diogo Eugênio Ferretti e Luan Kelvini, que apresentadas as condições e os trabalhos por eles desenvolvidos, caracterizam-se como co-fundadores desta fraternidade. Fr. Luan Kelvini, OFM, e Fr. Diogo Eugênio Ferretti, OFM, tornaram-se o primeiro diretor da Casa de Formação e Secretário Geral, respectivamente.

Desse modo, Fr. Carlos Gabriel, Fr. Luan Kelvini e Fr. Diogo Ferretti estiveram na linha de frente esforçando-se por trabalharem na estruturação da fraternidade enquanto instituição, tendo por resultado a confirmação pontifícia de nosso estado de vida e ereção como Ordem dos Frades Menores pelo Papa Paulo II no dia 18 de abril de 2024.

Tendo a Bula de aceitação, no dia 23 de abril do mesmo ano, Fr. Carlos erigiu o Convento de Santa Maria Medianeira dos Franciscanos, tornando-o, a partir de então, Sede Geral da Ordem dos Frades Menores.

Outro grande acontecimento que ornou o período de seu governo foi a constituição do Vicariato Apostólico de Belém, no Pará, Brasil. Onde o Papa Paulo II confiou seus cuidados ao Conselho Geral de nossa Ordem. Constatou-se realmente como um período de grandes graças e bençãos de Deus para nossa comunidade menor. Um florescimento considerável de vocações franciscanas e grande comunhão e participação dos confrades nas atividades comuns. Entretanto, em meio a este cenário de progressos a pequena barca dos filhos de São Francisco enfrentou alguns problemas. Com a nomeação do I Vigário Apostólico, do Vicariato supramencionado, Fr. Carlos Gabriel enfrentou algumas dificuldades para com a transmissão do governo da Igreja Particular de Belém, enfrentando a autoridade do Vigário Apostólico e descartando suas recomendações. Neste delicado cenário, pesaram sobre a gestão de Fr. Carlos Gabriel e o Conselho acusações de desvios de vocações sacerdotais para a Ordem Franciscana e Desobediência ao Ordinário Local. Desse modo, acionados os organismos romanos, no dia 9 de Julho de 2024 iniciou-se a Intervenção Canônica por parte do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, findando-se no dia 13 de Julho de 2024.

Diante desse cenário, no dia 18 de julho de 2024 Fr. Carlos Gabriel achou por bem convocar o I Capítulo Geral de nossa Ordem Franciscana, sendo iniciado no dia 26 de julho e encerrado no dia 30 de julho. Estima-se que seu governo tenha chegado a durar 6 meses.




5. Frei Diogo Eugênio Ferretti, OFM
2025

6. Frei Lucas do Sagrado Coração De Jesus, OFM
VV