FREI LUCAS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, OFM-M
MINISTER GENERALIS TOTIVS ORDINIS FRATRVM MINORVM
ET HVMILIS IN DOMINO SERVVS
Prot. 001/2026
A vida consagrada ocupa um lugar central no coração da Igreja, como sinal eloquente do amor total a Cristo e testemunho vivo da esperança que não decepciona. Em sintonia com o caminho sinodal que a Igreja é chamada a percorrer, especialmente no Sínodo para a Comunhão dos Povos, somos chamados a aprofundar a escuta do Espírito Santo, a fortalecer os vínculos de comunhão e a renovar a fidelidade ao carisma que nos foi confiado.
A Ordem dos Frades Menores, fundada por São Francisco de Assis para viver o Santo Evangelho na obediência, sem nada de próprio e em castidade, reconhece neste tempo uma ocasião providencial para reafirmar sua comunhão com toda a Igreja e com o Sucessor de Pedro, oferecendo o testemunho da fraternidade menor a serviço da unidade e da paz.
Tendo presente o Decreto de Convocação do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, que, pela autoridade recebida em nome de Sua Santidade o Papa BENTO VIII, convoca todos os consagrados e consagradas a participarem das celebrações sinodais do Sínodo para a Comunhão dos Povos, a Ordem dos Frades Menores acolhe com espírito de obediência e filial adesão este chamado da Igreja.
Posto isto, CONVOCAMOS todos os membros da Ordem dos Frades Menores de Minecraft, frades professos, noviços e aqueles legitimamente vinculados à formação inicial, a participarem, conforme suas possibilidades e as orientações dos Superiores Maiores, das seguintes celebrações:
I. No dia 10 de janeiro, às 21h, a Celebração do Terceiro Dia de Orações pelo Sínodo para a Comunhão dos Povos, na Basílica de Santa Maria Maior, presidida pelo Cardeal Prefeito do Dicastério.
II. No dia 11 de janeiro, Festa do Batismo do Senhor, às 21h, a Solene Concelebração Eucarística de Abertura do Sínodo para a Comunhão dos Povos, na Basílica de São Pedro, presidida por Sua Santidade o Papa Bento VIII, Presidente do Sínodo dos Bispos.
Exorto os Guardiões a favorecerem e incentivarem a participação dos irmãos, promovendo uma vivência marcada pelo espírito de oração, comunhão fraterna e corresponsabilidade sinodal.
Determina-se que, durante as celebrações, os frades participem trajando o hábito franciscano, sinal visível de sua consagração, minoridade e pertença à Ordem, dando testemunho simples e humilde do carisma recebido.
_______________________________
Que este tempo de oração e celebração fortaleça nos irmãos o ardor missionário, renove o compromisso com a fraternidade universal e conduza a uma fidelidade cada vez mais profunda a Cristo, segundo o espírito de São Francisco, em plena comunhão com a Igreja e sob a guia do Espírito Santo.Dado e passado em Roma, na Cúria Geral da Ordem dos Frades Menores, aos 06 dias do mês de janeiro do Ano do Senhor de dois mil e vinte e seis.
Pax et Bonum.
