Decreto de convocação | Ordo Fratrum Minorum

LUCAS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, OFMM


POR GRATUITA ELEIÇÃO DO SENHOR JESUS, MINISTRO GERAL
EM PAZ E COMUNHÃO COM A SANTA SÉ

ABSIT MIHI GLORIARI NISI IN CRUCE DOMINI
Prot. 031/2025 
_______________________________

DECRETO DE CONVOCAÇÃO
PARA O JUBILEU DA VIDA CONSAGRADA

Àqueles que este decreto virem, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e de Jesus Cristo, nosso Senhor.


“E depois que o Senhor me deu irmãos ninguém me mostrou o que devia fazer, mas o Altíssimo mesmo me revelou que eu devia viver segundo a forma do santo Evangelho.”
(São Francisco de Assis, Testamento 14)

VITA CONSECRATAA vida consagrada, dom do Espírito Santo à Igreja, é um sinal luminoso do amor de Cristo que se entrega totalmente ao Pai e aos irmãos. Nela, homens e mulheres consagram suas vidas aos conselhos evangélicos de castidade, pobreza e obediência, tornando-se testemunhas vivas do Reino de Deus e da esperança que não decepciona.

A Ordem dos Frades Menores, herdeira do carisma de São Francisco de Assis, chamado a “reparar a Igreja” e a viver o Evangelho em simplicidade e alegria, reconhece neste tempo jubilar uma ocasião providencial para renovar a fidelidade à própria vocação, reavivar a chama da fraternidade e aprofundar a comunhão com toda a Igreja, sob a guia do Sucessor de Pedro.

Atendendo ao convite do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, que, em nome do Santo Padre Bento VIII, convoca todos os religiosos e consagrados a participarem do Jubileu da Vida Consagrada, a realizar-se nos dias 25 a peregrinação Jubilar da Vida Consagrada pelas basílicas papais as 21h e 26 a Santa Missa Jubilar da Vida Consagrada as 21h, no mês de outubro de 2025, na Cidade de Roma, a Ordem dos Frades Menores, em espírito de obediência e comunhão eclesial, une-se plenamente a esta convocação.

Assim, CONVOCO todos da Ordem dos Frades Menores — frades, noviços,  postulantes e vocacionados — a participarem do Jubileu da Vida Consagrada, conforme o calendário e as orientações emanadas pelo Dicastério.

Que seja observado que os frades participem trajando o hábito franciscano, sinal de sua consagração e pobreza evangélica, dando testemunho de simplicidade e fraternidade e aqueles que buscam o estilo de vida franciscano estejam com a veste própria do vocacionado.

Durante as celebrações jubilares, sejam observados o espírito de oração, recolhimento e fraternidade, evitando toda forma de vanglória ou ostentação.


_______________________________


Este Jubileu é um tempo de graça para reviver a fraternidade, reacender o ardor missionário e renovar o espírito de minoridade que caracteriza nossa vocação. Inspirados pelo exemplo de São Francisco e Santa Clara de Assis, sejamos testemunhas de alegria e paz, vivendo a perfeita alegria mesmo nas tribulações, e anunciando com a vida o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Que este tempo jubilar fortaleça os laços de comunhão entre todos os irmãos e renove o desejo de servir com humildade, como “menores”, a todos os homens e mulheres deste mundo, especialmente os pobres e sofredores.

Dado e passado em Roma, na Cúria Geral da Ordem dos Frades Menores, aos vinte e cinco dias do mês de outubro do Ano do Senhor de dois mil e vinte e cinco, sob a proteção da Bem-aventurada Virgem Maria, Rainha dos Anjos, de São Francisco e Santa Clara de Assis, nossos intercessores e modelos de perfeita consagração.

Pax et Bonum.

Com fraternal saudação,
Vossos irmãos e servos,

Fr. Francisco Vinicius, OFM-M
Secretarius Generalis

Fr. Lucas do sagrado coração de Jesus, OFM-M
Minister Generalis

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem