DECRETO I ENCERRAMENTO DAS MISSÕES


LUCAS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, OFM

POR GRATUITA ELEIÇÃO DO SENHOR JESUS, MINISTRO GERAL 
EM PAZ E COMUNHÃO COM A SANTA SÉ

ABSIT MIHI GLORIARI NISI IN CRUCE DOMINI
Prot. 016/2025
___________________________________




Aos diletos irmãos da Fraternidade Franciscana e a todos que tiverem acesso a estas palavras,
saudação fraterna e paz no Senhor Crucificado.


“Como são belos os pés dos que anunciam o Evangelho da paz!” (Rm 10,15)



A vocação franciscana é, desde suas origens, profundamente marcada pelo envio, pela itinerância e pela disponibilidade em obedecer ao sopro do Espírito. No entanto, essa mesma obediência exige também escuta dos sinais dos tempos, discernimento prudente e coragem para tomar decisões em espírito de fé.

Assim, depois de oração, escuta dos irmãos de toda a ordem dos pobres de Cristo e cuidadosa análise das circunstâncias, tornamos pública a decisão de:
Encerrar temporariamente as atividades dos frades em assis,
bem como de suspender, por tempo indeterminado, as Santas Missões Franciscanas, essas que estavam sendo realizadas na diocese de São João Del Rey.


Essa medida, embora dolorosa, nasce da realidade de alguns irmãos, que até então estavam vivendo em isolamento fraterno com a sua própria ordem, algo que nunca poderia deixar acontecer, e da necessidade de cuidar com responsabilidade da vida fraterna e espiritual daqueles que permanecem em missão em outros territórios da Ordem.

Confiamos os irmãos que residiam em missão em Assis e em São João Del Rey a novas designações, que em breve serão revelados segundo o zelo pastoral e as necessidades da Ordem, que continuam a florescer mesmo em tempos de poda.
Não vemos nesse encerramento um fim, mas um tempo de silêncio fecundo, como o da terra que aguarda a primavera. Que esse tempo seja vivido como ocasião de renovação, discernimento e escuta da vontade de Deus.

___________________________________

Pedimos a intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria, Rainha dos Frades Menores, e do Seráfico Pai São Francisco, para que nos sustentem na fidelidade e na esperança, enquanto seguimos edificando a Igreja com o que temos, com o que somos e com o que, em nome do Senhor, podemos ainda vir a ser.

Pax et Bonum.

Com fraternal saudação,
Vossos irmãos e servos,
Fr. Francisco Vinicius, OFM
Secretário Generale

Fr. Lucas do Sagrado Coração de Jesus, OFM
Ministro Generale

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem