Carta aos Frades Sacerdotes | Ordem dos Frades Menores


CÚRIA GERALÍCIA DA ORDEM DOS FRADES MENORES (OFM)

Prot. N. 018/2024 

FREI DIOGO EUGÊNIO FERRETTI, OFM
MINISTRO GERAL 
DE TODA A ORDEM DOS FRADES MENORES
E HUMILDE SERVO NO SENHOR

Roma, Itália.
04 de agosto de 2024.

Aos veneráveis frades e a todos que
 esta alcançarem, paz e bem.

Neste domingo, de modo particular, celebramos com júbilo o Dia do Padre, onde recordamos a memória de São João Maria Vianney, o patrono dos párocos. Nos dizia o santo padre, o Papa Francisco que: "torna-se sacerdote para estar no meio do povo. O bem que os padres podem fazer nasce, sobretudo, da sua proximidade e de um tenro amor pelas pessoas. Não são filantropos ou funcionários, mas pais e irmãos". As palavras do santo padre ecoam nos nossos ouvidos de um modo doce, mas, também ecoam como uma voz forte denunciando um grave perigo presente no meio eclesiástico: a dessacralização do sacerdócio.

Em nossa comunidade, presente no Minecraft, somos cotidianamente bombardeados com desagradáveis notícias envolvendo clérigos, em grande parte, sacerdotes, que perderam o sentido de ser padre que, justamente é configurar-se a Cristo, Bom Pastor e Pastor por excelência. 

Jesus não quer de nós, irmãos padres, coisas grandiosas e extraordinárias, mas quer a nossa fidelidade nas pequenas coisas, pois Ele sabe que, assim seremos fiéis nas grandes coisas (Lc 16:10-15). Nesse interim, podemos concluir o raciocínio do quão fracos somos nós que, tantas vezes desvirtuamos a graça que temos no nosso ordinário, para visarmos um extraordinário vangloriado pelo nosso próprio ego e desejo. 

Nesta primeira semana do mês de agosto, a Igreja nos convida a meditarmos sobre a Vocação Sacerdotal, fazendo um comentário, seria também de grande valia se meditássemos a respeito da humildade requerente a esse estado de vida. Nessa semana, busquemos partilhar com o Pai Seráfico, Francisco de Assis, o desejo de que os sacerdotes sigam fiéis a missão a qual foram chamados, configurando-se ao Cristo pobre, humilde e menor, modelo excepcional dos sacerdotes. 

Que possamos, veneráveis irmãos menores, aspirar ser um irmão menor em meio a sociedade hodierna, trabalhando em prol do Reino de Deus, sem buscar nada para nós, mas para aquele que É, e que vale a pena viver e morrer.

Em Cristo, Sacerdote por excelência, 

Fr. Diogo Eugênio Ferretti, OFM
Ministro Geral






Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem