CONVOCAÇÃO | I CAPÍTULO DA ORDEM DOS FRADES MENORES

 

FREI CARLOS GABRIEL SALVADOR
MINISTRO GERAL
DE TODA A ORDEM DOS FRADES MENORES
E HUMILDE SERVO NO SENHOR

------------------------------------------------------------

CARTA DE CONVOCAÇÃO AO CAPÍTULO GERAL DA 
ORDEM DOS FRADES MENORES (OFM) 

Fraternidade em um mundo fragmentado: a importância da fraternidade como resposta às divisões no meio eclesial e social.

Frades Menores para um mundo de irmãos e irmãs.

------------------------------------------------------------

Roma, 19 de Julho de 2024.

Caríssimos confrades,
Filhos da Santa Pobreza,

É chegada a hora de ratificar, com profunda veemência a palavra do nosso dileto fundador, o pai seráfico, Francisco de Assis, quando afirmava da fundamental importância da vida em comunidade. O mesmo tinha os encontros regulares dos religiosos como uma forma de fortalecer os laços de fraternidade e mútuo apoio. 

São Francisco incentivava, assiduamente, os frades buscarem discernimento em conjunto, através da oração, reflexão e do diálogo fraterno. Nisso, com esta carta circular, convoco o I Capítulo Geral da Ordem dos Frades Menores, que será realizado em nossa casa mãe, no convento de Santa Maria Medianeira dos Franciscanos, em Roma. 

É o início de um itinerário que, nos seus vários dinamismos e etapas - pessoal, comunitário e geral -, nos dará a oportunidade de tratar, sob a óptica franciscana, os problemas e necessidades referentes a nossa comunidade franciscana menor. 

O tempo de preparação - a partir de agora - será também o tempo de oração, de reflexão e de partilha. Estas são as condições para que o Espírito Santo nos inspire a sermos fiéis ao Evangelho e a nossa Ordem. Só com a oração será possível criar um tal clima espiritual que desperte em toda a Congregação o desejo e o impulso de conversão, fruto maduro do evento capitular.

Queridos irmãos, rezemos e promovamos a oração pelo bom êxito do I Capítulo Geral.
Rezemos, pessoalmente e em nossas comunidades. Vamos invocar a intercessão dos santos de nossa família! Guiados por São Francisco de Assis, eles nos alcançarão a graça de corresponder aos desígnios do Senhor. Por fim, confiemo-nos à proteção materna de Maria Santíssima, nossa Mãe e Celeste Fundadora, para que o Capítulo seja um acontecimento de graça para a nossa Congregação.

--------------------
APRESENTAÇÃO
DO TEMA E LEMA
--------------------

Tema: Fraternidade em um mundo fragmentado: a importância da fraternidade como resposta às divisões no meio eclesial e social.

Lema: Frades Menores para um mundo de irmãos e irmãs.

Escolhemos por lema, para iluminar-nos neste período, como mencionado: "Fraternidade em um mundo fragmentado: a importância da fraternidade como resposta às divisões no meio eclesial e social".

Em um mundo marcado por crescentes divisões, o tema da fraternidade se torna mais relevante do que nunca. No contexto de um Capítulo Geral, essa reflexão assume ainda maior importância, convidando-nos a uma profunda análise sobre o papel da fraternidade como resposta aos desafios da sociedade atual, chagada por constantes cismas e discussões relativistas nutridas de um ideal cego e individualista.

Diante dessas fragmentações, a fraternidade urge como um farol de esperança, indicando um caminho alternativo que nos convida a reconhecer o nosso ser, enquanto humanos. Somos iguais, todos obras de um único Criador, Deus.

Neste sentido, a Igreja, como comunidade de fé e amor, tem um papel fundamental na promoção da fraternidade. Gravemos no coração que a fraternidade não é apenas um ideal bonito, mas um imperativo para a construção de um mundo mais justo, pacífico e sustentável. No contexto de um Capítulo Geral, somos convidados a refletir sobre o nosso compromisso com a fraternidade e a tomar medidas concretas para torná-la uma realidade em nossas vidas e em nossas comunidades.

O lema do Capítulo Geral da Ordem dos Frades Menores, "Frades Menores para um Mundo de Irmãos e Irmãs", ecoa com força em um momento crucial da história humana. Em meio a um mundo marcado por crescentes divisões, desigualdades e conflitos, este lema surge como um farol de esperança, convidando-nos a refletir sobre o papel fundamental que os franciscanos podem desempenhar na construção de uma comunidade mais humana e fraterna.

O ideal da fraternidade está profundamente enraizado na espiritualidade franciscana. São Francisco de Assis, o fundador da Ordem, reconhecia em todos os seres humanos a imagem e semelhança de Deus, chamando-os de "irmãos" e "irmãs". Essa visão radical da fraternidade o impulsionou a abraçar os mais pobres e marginalizados da sociedade, desafiando as estruturas de poder e opressão da época.

Diante desses desafios, os Frades Menores são chamados a serem agentes de fraternidade no mundo. Através de sua vida consagrada, missão evangelizadora e compromisso com os mais pobres e marginalizados. Temos um chamado à ação, o lema "Frades Menores para um Mundo de Irmãos e Irmãs" é um chamado à ação para todos os membros da Ordem Franciscana. É um convite para que cada frade e leigo se torne um instrumento de paz, justiça e fraternidade no mundo, em um mundo em que valores já não mais importam, nós, devemos nos impor cada vez mais. 

Em um mundo marcado por divisões, o ideal da fraternidade franciscana se torna mais relevante do que nunca. Os Frades Menores, através de sua vida e missão, podem contribuir para a construção de um mundo mais justo, pacífico e fraterno, onde todos sejam reconhecidos como irmãos e irmãs em uma mesma casa comum. E esse é o desejo que temos e que ardentemente desejamos que floresça.

--------------------
ORGANIZAÇÃO E 
CALENDÁRIO
--------------------

  • Comissão pré-capitular (20 - 24 de Julho de 2024).
Deverá ser constituída uma comissão pré-capitular, com religiosos de diversos lugares, impelidos pelo firme propósito de coletar, estudar, elaborar o que for mais relevante para ser pautado em plenário.

O propósito desta comissão é:
  • Estudar e ordenar as contribuições recebidas compilando um dossiê que formará o documento básico para o trabalho do Capítulo Geral.
  • Preparar o Capítulo do ponto de vista organizativo: logística, proposta de calendário, subsídios, equipe de secretariado etc.
  • Propor o texto do Regimento do Capítulo, que será submetido à aprovação pelo plenário capitular. 

  • Capítulo Geral (26 de Julho a 30 de Julho).
Os principais objetivos do Capítulo são: 
  • Tratar o tema central da revisão/projeto para o período do governo pós-capítulo.
  • Tratar eventuais outras questões relevantes.
  • Eleger o Ministro Geral e o Conselho.
--------------------
O CAPÍTULO COMO PERPERTUADOR
 DO TRABALHO REALIZADO
--------------------

O Capítulo, realizamos "todos nós", com a oração e o comprometimento desde as primeiras fases e as reflexões que vocês conseguirem enviar. A palavra que, talvez, tenha retornado com mais frequência nestas páginas é "novo". A novidade pode estimular, mas também produzir temor. Não podemos permitir que nos fechemos para o novo, é necessário renovar-nos cada vez mais, para o bem de todos. 

Este Capítulo Geral deve nos ajudar a abrir o horizonte de expectativas, estabelecer metas elevadas, o que não significa impossíveis ou inatingíveis; objetivos que nos permitem correr riscos para ajudar a alcançar um mundo mais justo e humano. Às vezes se tem a impressão de que o medo de enfrentar o novo está bloqueando a Congregação, limitando nossa criatividade e, dessa forma, reduzindo a força do legado deixado por São Francisco, mas é justamente o contrário, esse medo não é capaz de travar o futuro que o Senhor nos reservou. Devemos seguir sempre em frente.

Diante disso, invocamos a intercessão de Maria Santíssima, nossa Mãe, do nosso Pai Fundador, dos nossos Mártires, para que do Céu possam acompanhar os passos do nosso caminho em direção ao 1° Capítulo Geral.

Em Cristo Jesus,

Fr Carlos Gabriel Salvador, OFM
Ministro Geral

E eu o subscrevo,

Fr. Diogo Eugênio Ferretti, OFM
Secretário Geral


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem