DECRETO
Overland, 03 de março de 2024
A finalidade primordial da formação é permitir aos candidatos à vida religiosa e aos jovens professos descobrir, em primeiro lugar, assimilar e aprofundar depois, em que consiste a identidade do religioso. Somente nessas condições, a pessoa consagrada a Deus se inserirá no mundo como uma testemunha significativa, eficaz e fiel. É conveniente pois recordar, desde o começo de um documento sobre a formação, o que significa para a Igreja a graça da consagração religiosa. [1]
No princípio de toda consagração religiosa há um chamamento divino, que dá-se a entender pelo amor que Ele tem à pessoa chamada. Esse amor que não exige dinheiro, sendo gratuito, único e pessoal, acerca a pessoa de tal maneira que ela não mais se pertence, passando a pertencer totalmente a Cristo. [2]
O religioso é aquele homem que diariamente se doa pela causa do evangelho, entregando-se por inteiro ao apostolado ao qual é encarregado de exercer. Desse modo, os formadores devem empenhar-se o máximo possível para transmitir um conhecimento sólido e eficaz, capaz de nutrir o formando com a bagagem necessária para a vida religiosa que posteriormente deverá não só desempenhar, mas viver. Ao considerarmos também que nem só a oração faz o religioso, mas também seus trabalhos onde ele diariamente se doa, a formação deve nutri-lo do essencial para uma caminhada madura e perseverante.
Destarte, o discernimento é um fator primordial para essa caminhada. Deverão, pois os formadores empenhar-se sempre pela confecção de momentos de oração e reflexivos para que a voz de quem nos chamou permaneça ecoando nos corações daqueles que estiverem, verdadeiramente dispostos a ouvir com atenção o que Ele nos quer dizer.
Portanto, no uso de nossas atribuições, tendo em vista a necessidade de prover adequada assistência acadêmica aos nossos vocacionados, nomeamos o Rev.mo. senhor, Frei Luan Kelvini Santos, ao ofício de formador de nossa Casa Mãe.
Exortamos a sua reverendíssima a estar sempre disposto a transmitir o que recebera e, ao exemplo de nosso pai fundador São Francisco, doar-se pelo bem da Igreja, de modo particular na formação dos futuros frades.
Rogamos a Santíssima Virgem Maria, Mãe de Deus, que interceda por ti, caro irmão, e vos conceda ânimo para desempenhar o que lhe é entregue.
Frei Carlos Gabriel Salvador Ferretti
Superior Geral da Ordem dos Frades Menores
E eu o subscrevi,
Frei Diogo Eugênio Ferretti
Frei da Ordem dos Frades Menores