
MONSENHOR CARLOS GABRIEL, OFM
POR MERCÊ DE DEUS
E DA ORDEM DOS FRADES MENORES
MINISTRO GERAL
—————————
Prot. N. 007/2024
Overland, 23 de abril de 2024.
NOMEAÇÃO
Aos veneráveis irmãos franciscanos, e a todos
que esta lerem, saudação e benção no Senhor Jesus.
O fundamento evangélico da vida consagrada há de ser procurado naquela relação especial que Jesus, durante a sua existência terrena, estabeleceu com alguns dos seus discípulos, convidando-os não só a acolherem o Reino de Deus na sua vida, mas também a colocarem a própria existência ao serviço desta causa, deixando tudo e imitando mais de perto a sua forma de vida. (Vita Consecrata, n.° 14)
A vida consagrada, como alternativa do seguimento a Cristo Jesus, constitui-se como um dom oferecido por Ele à sua Igreja. Ao professar os votos de pobreza, obediência e castidade, o religioso pouco a pouco configura-se ao Cristo manso e humilde. Ademais, no curso de sua jornada, o religioso é permeado de obstáculos que, sem uma base sólida, dificultam a concretização do seu chamado. Para a concretização de tão nobre ideal são necessários instrumentos, como os apóstolos, disponíveis ao chamado do Senhor.
Desse modo, acolhendo o parecer favorável do Conselho e considerando as necessidades que acercam a formação religiosa de nossa comunidade particular, observamos em vós, caros confrades, os dotes necessários para o desempenho desta vital função. Assim, nomeamos ao ofício de formadores os senhores: Frei Fernando Sousa, OFM e Frei Alysson Maria, OFM.
Ao desempenharem esta árdua tarefa, recomendamos que vos empenheis continuamente à transmissão do conhecimento reto e cristão, a fim de edificar os nossos formandos e contribuir para com suas jornadas de fé.
Em Cristo Jesus,
Mons. Carlos Gabriel Salvador Ferretti, OFM
Ministro Geral
E eu o subscrevi,
Frei Diogo Eugênio Ferretti, OFM
Secretário Geral