Caritas numquam excidit
Paz e Bem a todos que aqui lerem.
Caros confrades e irmãos no sacerdócio, quero convidar a todos e a cada um dos irmãos, que neste novo tempo, ali no chão da nossa vida, nas tarefas mais simples ou nas atribuições mais elevadas em Overland, em Santa Cruz, onde estivermos, que possamos trazer nos olhos esperança. Trazer nos olhos esperança e ser para o irmão motivação de esperançar".
Adveniat Regnun Tuum! Fiat voluntas tua! (Venha o Teu Reino! Seja feita a tua vontade!) Foram as duas frases que vieram à minha cabeça alguns minutos depois que o Superior Geral Frei Lucas me mandou mensagem. Fiquei pensando que sou muito pequeno diante da grandeza do trabalho, mas após ter falado com o Santo Padre, o Papa, eu fui pensando com humildade, e em meu coração veio um simples Eis me aqui!.
E ao pensar sobre me veio na mente os seguintes questionamentos. O que o Senhor quer dizer para mim? Qual é a sua vontade para esse novo governo? Acredito que o Senhor me pede algo a mais e que preciso, ao longo da vida, do ministério e da missão descobrir para servir mais e melhor. Sinto forte no meu coração e quero reafirmar o meu Ecce Venio (Eis que venho) à Igreja e à Congregação que confia a mim este serviço.
Necessito estar unido a Jesus e a sua Boa Nova, pois, sem Ele, nada sou e nada poderei fazer. Suplico ao Senhor Deus que nos faça experimentar o seu Reino que é fonte inesgotável de amor e de misericórdia, de justiça e de paz, de humildade e de fraternidade, de caridade e de esperança, para que possamos assim, assumir verdadeiramente a missão que ele nos envia. Penso que é o nosso MOMENTO. Quero dizer o momento da nossa Comunidade Religiosa Manicreftiana, é o momento de voltarmos ao “primeiro amor”, experiência fundante de nossa vocação, de elaborarmos o projeto pessoal e comunitário, de rezarmos mais e em comunhão.
Na carta Apostólica do Papa Francisco dirigida às Pessoas Consagradas, ele exorta a olhar com gratidão o passado e ver como Deus inspirou homens e mulheres a seguirem mais de perto a Cristo e a sua Boa Nova. O Papa diz que é preciso “repercorrer o caminho das gerações passadas para nele captar a centelha inspiradora, os ideais, os projetos, os valores que a moveram, a começar dos fundadores, das fundadoras e das primeiras comunidades”.
O Papa nos convida a abraçar com esperança o futuro e com coragem enfrentar as dificuldades que enfrenta a vida consagrada nas suas diversas formas.
E por fim, quero agradecer a todos que leram essa carta. Ao Frei Lucas que me inspirou a querer seguir a frente! Sempre estarei aberto a conversas e ideias a nossa ordem!
Quero pedir: reze por mim e pela comunidade Franciscana dos Frades Menores Manicreftiana para que o Senhor nos conceda os 4 dons: A sabedoria, a humildade, a fé e a saúde. Que todos sejam abençoados na vida, na vocação e na missão.
Que o senhor nos inspire cada vez maios o seu amor…
Paz e Bem…!
Frei Carlos Gabriel Salvador